10 dicas de portuguĂȘs para concurseiros

O portuguĂȘs Ă© uma disciplina bĂĄsica e fundamental em qualquer concurso ou ĂĄrea de trabalho. Por se tratar de uma disciplina que utilizamos a todo momento, muitos candidatos preferem focar muito mais em matĂ©rias especĂficas, e assim nossa lĂngua portuguesa vai ficando de lado. Entretanto, um pequeno erro de portuguĂȘs acaba sendo decisivo no processo seletivo. Por isso, preste atenção nas dicas que selecionamos especialmente para vocĂȘ, concurseiro!
1. Ratificar ou Retificar
Pelo fato de serem palavras parĂŽnimas, ou seja, palavras parecidas na pronĂșncia e na grafia, esses dois verbos costumam confundir bastante os concurseiros na prova de portuguĂȘs. Fique atento Ă diferença entre os dois termos e saiba como usĂĄ-los de forma adequada.
“Ratificar” se refere ao ato de confirmar, autenticar, validar, comprovar.
Exemplo:
âA Suprema Corte ratificou a decisĂŁo de abertura do inquĂ©rito parlamentar.â (confirmou).
“Retificar” quer dizer corrigir, endireitar algo.
Exemplo:
âOs dados serĂŁo retificados no sistema.â (corrigidos)
2. Tem ou TĂȘm
Essas formas verbais sĂŁo palavras homĂłfonas, ou seja, possuem o mesmo som, entretanto, se diferenciam pelo acento. EntĂŁo, Ă© comum a dĂșvida na hora de acentuar a palavra âtemâ. Veja a diferença:
Utilizamos o verbo âtemâ, sem acento, para nominar a terceira pessoa do singular.
Exemplos:
âEla tem todas as qualificaçÔes necessĂĄrias para realizar um bom trabalho.â
âMuita gente tem medo de altura.â
âEle tem um senso de humor diferenciado.â
âTodo mundo tem uma habilidade.â
TĂȘm: o verbo âtĂȘmâ Ă© usado para designar a terceira pessoa do plural.
Exemplos:
âEles tĂȘm muitas atividades para realizar na prĂłxima semana.â
âElas tĂȘm muitas roupas novas para vender.â
âOs dias de fĂ©rias tĂȘm sido alegres.â
âEles tĂȘm quatro filhos.â
3. TĂŁo pouco ou tampouco
A expressĂŁo âTĂŁo poucoâ Ă© formada pelo advĂ©rbio de intensidade âtĂŁoâ e pelo advĂ©rbio de intensidade ou pronome indefinido âpoucoâ. Essa expressĂŁo significa âmuito poucoâ.
Exemplos:
âVocĂȘ comeu tĂŁo pouco.â
âEstĂĄ faltando tĂŁo pouco para eu concluir meu curso.â
âTemos tĂŁo pouco tempo para organizar a viagem.â
JĂĄ a expressĂŁo âTampoucoâ tem o significado de âtambĂ©m nĂŁoâ.
Exemplos:
âNĂŁo estuda, tampouco trabalha.â
âEu nĂŁo consegui resolver todas as questĂ”es de matemĂĄtica, tampouco as de fĂsica.â
âEle nĂŁo tem paciĂȘncia para ler, tampouco para escrever.â
4. Faz ou Fazem
Muita gente se confunde com o emprego do verbo âFazerâ nas oraçÔes que indicam tempo transcorrido. Nesse caso, devemos utilizar o verbo no singular, ele Ă© impessoal, portanto, nĂŁo tem sujeito com que concordar.
Exemplos:
âFaz anos que eu nĂŁo a vejo.â
âFaz dias que nĂŁo chove.â
âFaz tempo que nĂŁo vamos ao cinema.â
5. A princĂpio ou em princĂpio
Essa duplinha causa dĂșvida quando aparece, sĂŁo palavras semelhantes, porĂ©m, com significados distintos.
A expressĂŁo âa princĂpioâ significa no inĂcio, antes de qualquer coisa.
Exemplos:
âA princĂpio iniciaremos pela apostila de gramĂĄtica.â
âEu queria viajar para o CanadĂĄ a princĂpio, mas depois decidi ir Ă SuĂ©cia.â
JĂĄ a expressĂŁo âem princĂpioâ significa em tese, de modo geral.
Exemplos:
âEm princĂpio, as leis nĂŁo serĂŁo cumpridas.â
âEm princĂpio, o contrato nĂŁo serĂĄ renovado.â
6. SenĂŁo ou se nĂŁo
As pronĂșncias e grafias de âsenĂŁoâ e âse nĂŁoâ sĂŁo similares, mas os significados sĂŁo diferentes, cada um dos termos deve ser utilizado num contexto diferente.
âSenĂŁoâ junto significa âcaso contrĂĄrioâ ou âa nĂŁo serâ.
Exemplos:
âEle nĂŁo faz nada, senĂŁo arrumar confusĂŁo.â (a nĂŁo ser).
âVamos logo, senĂŁo perderemos o voo.â (caso contrĂĄrio).
âSe nĂŁoâ separado Ă© sinĂŽnimo de âcaso nĂŁoâ.
Exemplos:
âSe nĂŁo conseguir enviar o projeto a tempo, me avise.â (caso nĂŁo)
âDificilmente vocĂȘ passarĂĄ no vestibular, se nĂŁo estudar todas as matĂ©rias.â (caso nĂŁo).
7. Crase antes de pronomes pessoais e verbos
Muitos concurseiros se atrapalham com a famosa crase. Atenção à dica: não devemos empregar o acento diante de pronomes pessoais e verbos.
Exemplos:
âPedi a ela para organizar as prateleiras da estante.â
âA documentação foi entregue a mim.â
âA missĂŁo de planejar exposição foi dada a vocĂȘ.ââEles estĂŁo prestes a desistir da viagem.â
âEstamos dispostos a ajudar no que for possĂvel.â
âEu nĂŁo tenho nada a dizer sobre o assunto.â
8. Assistir o jogo ou assistir ao jogo
Ă comum ouvirmos no dia a dia as pessoas usando a expressĂŁo âassistir o jogoâ, entretanto, nĂŁo Ă© gramaticalmente correto. Nesse caso, como se trata de âverâ, o verbo âassistirâ Ă© transitivo indireto com a regĂȘncia da preposição âaâ. O correto Ă© âassistir ao jogoâ.
Exemplos:
âVamos assistir ao espetĂĄculo no prĂłximo sĂĄbado.â
“NĂŁo consegui assistir ao jogo ontem.â
âAssistimos ao discurso com muita atenção.â
9. HĂĄ dois anos ou hĂĄ dois anos atrĂĄs
Cuidado com o uso da expressĂŁo âhĂĄ dias, meses, anosâ para nĂŁo cometer uma redundĂąncia. NĂŁo precisa colocar o âatrĂĄsâ. O certo Ă© âhĂĄ dois anosâ.
Exemplos:
âMeu cursou começou hĂĄ duas semanas.â
âEstive no Rio de Janeiro hĂĄ dois anos.â
âIniciamos um novo projeto editorial hĂĄ trĂȘs meses.â
10. A fim ou afim
Essa duplinha de palavras gera muitas dĂșvidas, principalmente, na hora da redação. Entenda a diferença:
A locução prepositiva âa fimâ tem a ideia de finalidade.
Exemplo:
âVamos propor uma reuniĂŁo a fim de resolver o problema.â
âEla estĂĄ estudando muito a fim de passar no concurso.â
JĂĄ a expressĂŁo âafimâ Ă© um adjetivo que indica semelhança.
Exemplos:
âNĂłs temos objetivos afins.â
âEles tĂȘm gostos afins.â