10 dicas de portuguĂȘs para concurseiros

10 dicas de portuguĂȘs para concurseiros

O portuguĂȘs Ă© uma disciplina bĂĄsica e fundamental em qualquer concurso ou ĂĄrea de trabalho. Por se tratar de uma disciplina que utilizamos a todo momento, muitos candidatos preferem focar muito mais em matĂ©rias especĂ­ficas, e assim nossa lĂ­ngua portuguesa vai ficando de lado. Entretanto, um pequeno erro de portuguĂȘs acaba sendo decisivo no processo seletivo. Por isso, preste atenção nas dicas que selecionamos especialmente para vocĂȘ, concurseiro!

1. Ratificar ou Retificar

Pelo fato de serem palavras parĂŽnimas, ou seja, palavras parecidas na pronĂșncia e na grafia, esses dois verbos costumam confundir bastante os concurseiros na prova de portuguĂȘs. Fique atento Ă  diferença entre os dois termos e saiba como usĂĄ-los de forma adequada.

“Ratificar” se refere ao ato de confirmar, autenticar, validar, comprovar.

Exemplo:

“A Suprema Corte ratificou a decisĂŁo de abertura do inquĂ©rito parlamentar.” (confirmou).


 “Retificar” quer dizer corrigir, endireitar algo.

Exemplo:

“Os dados serão retificados no sistema.” (corrigidos)

2. Tem ou TĂȘm

Essas formas verbais sĂŁo palavras homĂłfonas, ou seja, possuem o mesmo som, entretanto, se diferenciam pelo acento. EntĂŁo, Ă© comum a dĂșvida na hora de acentuar a palavra “tem”. Veja a diferença:

Utilizamos o verbo “tem”, sem acento, para nominar a terceira pessoa do singular.

Exemplos:

“Ela tem todas as qualificaçÔes necessĂĄrias para realizar um bom trabalho.”
“Muita gente tem medo de altura.”
“Ele tem um senso de humor diferenciado.”
“Todo mundo tem uma habilidade.”

TĂȘm: o verbo “tĂȘm” Ă© usado para designar a terceira pessoa do plural.

Exemplos:

“Eles tĂȘm muitas atividades para realizar na prĂłxima semana.”
“Elas tĂȘm muitas roupas novas para vender.”
“Os dias de fĂ©rias tĂȘm sido alegres.”
“Eles tĂȘm quatro filhos.”

3. TĂŁo pouco ou tampouco

A expressĂŁo “TĂŁo pouco” Ă© formada pelo advĂ©rbio de intensidade “tĂŁo” e pelo advĂ©rbio de intensidade ou pronome indefinido “pouco”.  Essa expressĂŁo significa “muito pouco”

Exemplos:

“VocĂȘ comeu tĂŁo pouco.”
“Está faltando tão pouco para eu concluir meu curso.”
“Temos tão pouco tempo para organizar a viagem.”


JĂĄ a expressĂŁo “Tampouco” tem o significado de “tambĂ©m nĂŁo”.

Exemplos:

“Não estuda, tampouco trabalha.”
“Eu nĂŁo consegui resolver todas as questĂ”es de matemĂĄtica, tampouco as de fĂ­sica.”
“Ele nĂŁo tem paciĂȘncia para ler, tampouco para escrever.”

4. Faz ou Fazem

Muita gente se confunde com o emprego do verbo “Fazer” nas oraçÔes que indicam tempo transcorrido. Nesse caso, devemos utilizar o verbo no singular, ele Ă© impessoal, portanto, nĂŁo tem sujeito com que concordar.

Exemplos:

“Faz anos que eu não a vejo.”
“Faz dias que não chove.”
“Faz tempo que não vamos ao cinema.”

5. A princĂ­pio ou em princĂ­pio

Essa duplinha causa dĂșvida quando aparece, sĂŁo palavras semelhantes, porĂ©m, com significados distintos.

A expressão “a princípio” significa no início, antes de qualquer coisa.

Exemplos:

“A princípio iniciaremos pela apostila de gramática.”
“Eu queria viajar para o CanadĂĄ a princĂ­pio, mas depois decidi ir Ă  SuĂ©cia.”

Já a expressão “em princípio” significa em tese, de modo geral.

Exemplos:

“Em princípio, as leis não serão cumpridas.”
“Em princípio, o contrato não será renovado.”

 6. SenĂŁo ou se nĂŁo

As pronĂșncias e grafias de “senĂŁo” e “se nĂŁo” sĂŁo similares, mas os significados sĂŁo diferentes, cada um dos termos deve ser utilizado num contexto diferente.

“Senão” junto significa “caso contrário” ou “a não ser”.

Exemplos:

“Ele não faz nada, senão arrumar confusão.” (a não ser).
“Vamos logo, senão perderemos o voo.” (caso contrário).

“Se nĂŁo” separado Ă© sinĂŽnimo de “caso nĂŁo”.

Exemplos:

“Se não conseguir enviar o projeto a tempo, me avise.” (caso não)
“Dificilmente vocĂȘ passarĂĄ no vestibular, se nĂŁo estudar todas as matĂ©rias.” (caso nĂŁo).

7. Crase antes de pronomes pessoais e verbos

Muitos concurseiros se atrapalham com a famosa crase. Atenção à dica: não devemos empregar o acento diante de pronomes pessoais e verbos.

Exemplos:

“Pedi a ela para organizar as prateleiras da estante.”
“A documentação foi entregue a mim.”
“A missĂŁo de planejar exposição foi dada a vocĂȘ.”

“Eles estão prestes a desistir da viagem.”
“Estamos dispostos a ajudar no que for possível.”
“Eu não tenho nada a dizer sobre o assunto.”

8. Assistir o jogo ou assistir ao jogo

É comum ouvirmos no dia a dia as pessoas usando a expressĂŁo “assistir o jogo”, entretanto, nĂŁo Ă© gramaticalmente correto. Nesse caso, como se trata de “ver”, o verbo “assistir” Ă© transitivo indireto com a regĂȘncia da preposição “a”. O correto Ă© “assistir ao jogo”.

Exemplos:

“Vamos assistir ao espetáculo no próximo sábado.”
“NĂŁo consegui assistir ao jogo ontem.”
“Assistimos ao discurso com muita atenção.”

9. HĂĄ dois anos ou hĂĄ dois anos atrĂĄs

Cuidado com o uso da expressĂŁo “hĂĄ dias, meses, anos” para nĂŁo cometer uma redundĂąncia. NĂŁo precisa colocar o “atrĂĄs”. O certo Ă© “hĂĄ dois anos”.

Exemplos:

“Meu cursou começou há duas semanas.”
“Estive no Rio de Janeiro há dois anos.”
“Iniciamos um novo projeto editorial hĂĄ trĂȘs meses.”

10. A fim ou afim

Essa duplinha de palavras gera muitas dĂșvidas, principalmente, na hora da redação. Entenda a diferença:

A locução prepositiva “a fim” tem a ideia de finalidade.

Exemplo:

“Vamos propor uma reunião a fim de resolver o problema.”
“Ela está estudando muito a fim de passar no concurso.”

JĂĄ a expressĂŁo “afim” Ă© um adjetivo que indica semelhança.

Exemplos:

“Nós temos objetivos afins.”
“Eles tĂȘm gostos afins.”