10 filmes para estudar português!

10 filmes para estudar português!

Estudar portugu√™s, para muitos pode ser uma atividade prazerosa, para outros nem tanto! Se o estudante tem dificuldades em focar nos estudos da l√≠ngua portuguesa √© interessante procurar meios que o incentivem a aprender, assistir filmes cl√°ssicos nacionais √© um deles. Por meio dessas obras captamos as transforma√ß√Ķes pelas quais passaram o idioma, s√£o filmes que traduzem √©pocas e culturas.

Confira nossa lista imperdível de 10 filmes para estudar português!

1. O Auto da Compadecida (2000)

O filme narra as aventuras dos nordestinos Jo√£o Grilo (Matheus Natchergaele), sertanejo astuto e sagaz e Chic√≥ (Selton Mello), homem covarde, mas amigo leal. Os dois s√£o pobres e lutam para sobreviver em meio a toda adversidade do sert√£o nordestino. Em v√°rias situa√ß√Ķes, a dupla trapaceia os moradores do pequeno vilarejo de Tapero√°, na Para√≠ba. O filme, lan√ßado em 2000, √© uma adapta√ß√£o da obra teatral de Ariano Suassuna.

2. Caramuru: a invenção do Brasil (2001)

A história ocorre no ano 1500 e retrata a saga do jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela personagem Isabelle (Débora Bloch). Diogo acaba sendo deportado, mas a caravela naufraga, incrivelmente, ele consegue chegar ao litoral brasileiro, onde conhece a índia Paraguaçu (Camila Pitanga) por quem se apaixona. O filme retrata o período inicial da história da colonização brasileira.

3. Os Inconfidentes (1972)

O filme retrata o episódio da Inconfidência Mineira, quando um grupo da elite social decidiu lutar pela emancipação de Minas Gerais no fim do século XVIII. Neste grupo, destacou-se Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, dentista e minerador, que acabou sendo enforcado a mando da coroa portuguesa.

4. L√≠ngua ‚Äď Vidas em Portugu√™s (2001)

O document√°rio ‚ÄėL√≠ngua ‚Äď Vidas em Portugu√™s‚Äô faz uma imers√£o na hist√≥ria da l√≠ngua portuguesa e na sua presen√ßa em v√°rias culturas. O document√°rio foi filmado em seis pa√≠ses: Brasil, Fran√ßa, Jap√£o, Portugal, √ćndia e Mo√ßambique).

5. Carlota Joaquina ‚Äď Princesa do Brasil (1995)

O filme retrata a vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que se casou com príncipe de Portugal D. João VI (Marco Nanini). De personalidade forte e arrogante, Carlota Joaquina detestou mudar-se para o Brasil em 1807, quando a família saiu de Portugal fugindo de Napoleão Bonaparte. São famosas suas brigas com o rei e com muitos que o cercavam.

6. Memórias Póstumas de Brás Cuba (2001)

O filme √© uma adapta√ß√£o da obra ‚ÄėMem√≥rias P√≥stumas de Br√°s Cubas‚Äô, de Machado de Assis. No filme, o personagem Br√°s Cuba (Reginaldo Faria), decide ap√≥s morrer narrar sua hist√≥ria, ou seja, √© um narrador defunto sem nada a esconder. Ele relembra fatos importantes de sua vida, com ironia e realismo.

7. Central do Brasil (1998)

Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na esta√ß√£o Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro, por√©m ela deixa de enviar muitas cartas, que considera in√ļteis. O auge do filme √© quando Dora conhece o menino Josu√© (Vin√≠cius de Oliveira). Depois da morte da m√£e, o menino decide encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

8. Poeta de Sete faces (2002)

√Č um document√°rio brasileiro que narra a vida e a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade.

9. A Hora da Estrela (1985)

O filme √© uma adapta√ß√£o da obra ‚ÄėA Hora da Estrela‚Äô de Clarice Lispetor, a hist√≥ria narra a vida d Macab√©a (Marc√©lia Cartaxo), jovem alagoana, que vive no Rio de Janeiro. ¬†Ela trabalha como datil√≥grafa e vive numa pens√£o. Embora a vida de Macab√©a n√£o apresente grandes emo√ß√Ķes, o filme transmite reflex√Ķes existenciais e filos√≥ficas.

10. Macunaíma (1969)

O filme narra a vida de Macuna√≠ma, her√≥i pregui√ßoso e sem car√°ter, traz cr√≠tica e reflex√£o sobre costumes e comportamentos.  O filme √© baseado na obra hom√īnima de M√°rio Andrade.