182 anos do nascimento de Machado de Assis: saiba mais sobre o autor

182 anos do nascimento de Machado de Assis: saiba mais sobre o autor

Joaquim Machado de Assis (1839/1908) foi um romancista, jornalista, contista, cronista, teatrólogo e poeta, considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, publicou 10 romances e mais de 200 contos, ele foi o precursor do Realismo brasileiro e fundador da Academia Brasileira de Letras.

Descendente de escravos, gago e epilético, o autor teve uma juventude difícil, principalmente, pelas perdas da mãe e irmã. Ficou órfão novo sendo criado pela madrasta que o ensinou a ler e escrever.

Destacou-se no Jornalismo ao escrever cr√īnicas di√°rias e ascendeu socialmente ocupando cargos p√ļblicos. Mas, sem d√ļvidas, foi na Literatura, que o autor deixou sua marca de originalidade e brilhantismo produzindo cl√°ssicos como: Mem√≥rias P√≥stumas de Br√°s Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba, a trilogia genial do Realismo.

O estilo Machadiano caracteriza-se pelo diálogo direto com o leitor, o pessimismo, a ironia fina e o senso de humor sempre presentes em suas narrativas. Nas obras de Machado, encontramos crítica direta à sociedade, especialmente, à burguesia.

Vale ressaltar que o autor sempre marca presença nas provas de vestibular, o romance Quincas Borba aparece na lista de livros obrigatórios da Fuvest 2022.

Quincas Borba ‚Äď Leitura obrigat√≥ria do vestibular da FUVEST 2022

√Č um romance do s√©culo XIX escrito em terceira pessoa. O livro narra a hist√≥ria de Rubi√£o, professor ing√™nuo, que torna-se herdeiro do fil√≥sofo rico Quincas Borba. Rubi√£o recebe a heran√ßa com a condi√ß√£o de cuidar do cachorro deixado por Quincas Borba. A narrativa pertence ao Realismo.

Características da obra:

Interxtetualidade (o personagem Quincas Borba vem de outro romance, Memórias Póstuma de Brás Cubas).
Ast√ļcia dos personagens x ingenuidade do Rubi√£o. Os personagens s√£o falsos e interesseiros.

Principais obras de Machado de Assis:

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Dom Casmurro
Quincas Borba
A m√£o e a luva
Helena
Esa√ļ e Jac√≥
Iai√° Garcia
Ressureição