6 dicas para se sair bem na Redação do Enem 2021

6 dicas para se sair bem na Redação do Enem 2021

1.Foco nas competências

Dominar a estrutura padrão de um texto dissertativo-argumentativo + cinco competências:

➨ demonstrar domínio da norma da língua escrita;

➨ compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;

➨ selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

➨ demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

➨ elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

2.Cuidado com o português

Erros simples de gramática podem ocorrer por mera desatenção e te fazer perder pontos preciosos.

Atenção na hora de escrever e não deixe de treinar a escrita da redação com antecedência! Quanto mais você domina as normas da gramática, menos tempo gasta pensando nelas na hora de escrever.

3.Muita atenção à leitura do tema

Compreender exatamente o que é pedido no tema é muito importante. Errar por equívoco ou má interpretação é algo comum, principalmente em temas mais complexos.

Muita atenção ao ler a proposta. Leia todos os textos de apoio, de preferência mais de uma vez. Se ficar em dúvida sobre algo, leia novamente, até ter certeza de que fez sua melhor interpretação.

4.Elabore uma estrutura para o texto

Depois de ler o tema com atenção, pense o que sabe sobre aquele assunto e elabore uma estrutura para o texto, sobre o que escreverá em cada parágrafo, quais serão os argumentos e contra-argumentos e quais serão as propostas de intervenção.

Assim, você conseguirá dimensionar o espaço que tem para cada parte e evitará ficar sem linhas para concluir o texto. Além disso, a organização facilita na coesão dos argumentos e na coerência do texto, em geral. Aproveite também para anotar possíveis exemplos, citações ou referências que podem ajudar a sustentar o ponto de vista adotado.

5.Não escreva sobre o que não tem certeza

Não use citações se não tiver conhecimento mais profundo sobre o assunto.

Caso contrário, você usará informações falsas que poderão invalidar completa ou parcialmente seus argumentos. O mesmo vale para nomes de pessoas — se não sabe, é melhor não escrever. Caso a citação seja realmente fundamental, tente fazê-la sem dar detalhes que desconhece.

6.Revise com cuidado

A revisão ´e muito importante, mesmo com o tempo curto. Se usar a folha de rascunho (o que é muito recomendado), faça uma leitura breve e atenta do texto antes de passá-lo para o cartão definitivo. Mesmo com toda a atenção, alguns erros ainda podem passar despercebidos, e a revisão final é mais uma forma de tentar aprimorar seu conteúdo.

Espero ter ajudado com estas dicas!!! Boa prova!!!!