6 dicas para se sair bem na Redação do Enem 2021

6 dicas para se sair bem na Redação do Enem 2021

1.Foco nas competências

Dominar a estrutura padrão de um texto dissertativo-argumentativo + cinco competências:

‚ě® demonstrar dom√≠nio da norma da l√≠ngua escrita;

‚ě® compreender a proposta de reda√ß√£o e aplicar conceitos das v√°rias √°reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;

‚ě® selecionar, relacionar, organizar e interpretar informa√ß√Ķes, fatos, opini√Ķes e argumentos em defesa de um ponto de vista;

‚ě® demonstrar conhecimento dos mecanismos lingu√≠sticos necess√°rios para a constru√ß√£o da argumenta√ß√£o;

‚ě® elaborar proposta de interven√ß√£o para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

2.Cuidado com o português

Erros simples de gramática podem ocorrer por mera desatenção e te fazer perder pontos preciosos.

Atenção na hora de escrever e não deixe de treinar a escrita da redação com antecedência! Quanto mais você domina as normas da gramática, menos tempo gasta pensando nelas na hora de escrever.

3.Muita atenção à leitura do tema

Compreender exatamente o que é pedido no tema é muito importante. Errar por equívoco ou má interpretação é algo comum, principalmente em temas mais complexos.

Muita aten√ß√£o ao ler a proposta. Leia todos os textos de apoio, de prefer√™ncia mais de uma vez. Se ficar em d√ļvida sobre algo, leia novamente, at√© ter certeza de que fez sua melhor interpreta√ß√£o.

4.Elabore uma estrutura para o texto

Depois de ler o tema com atenção, pense o que sabe sobre aquele assunto e elabore uma estrutura para o texto, sobre o que escreverá em cada parágrafo, quais serão os argumentos e contra-argumentos e quais serão as propostas de intervenção.

Assim, voc√™ conseguir√° dimensionar o espa√ßo que tem para cada parte e evitar√° ficar sem linhas para concluir o texto. Al√©m disso, a organiza√ß√£o facilita na coes√£o dos argumentos e na coer√™ncia do texto, em geral. Aproveite tamb√©m para anotar poss√≠veis exemplos, cita√ß√Ķes ou refer√™ncias que podem ajudar a sustentar o ponto de vista adotado.

5.N√£o escreva sobre o que n√£o tem certeza

N√£o use cita√ß√Ķes se n√£o tiver conhecimento mais profundo sobre o assunto.

Caso contr√°rio, voc√™ usar√° informa√ß√Ķes falsas que poder√£o invalidar completa ou parcialmente seus argumentos. O mesmo vale para nomes de pessoas ‚ÄĒ se n√£o sabe, √© melhor n√£o escrever. Caso a cita√ß√£o seja realmente fundamental, tente faz√™-la sem dar detalhes que desconhece.

6.Revise com cuidado

A revis√£o ¬īe muito importante, mesmo com o tempo curto. Se usar a folha de rascunho (o que √© muito recomendado), fa√ßa uma leitura breve e atenta do texto antes de pass√°-lo para o cart√£o definitivo. Mesmo com toda a aten√ß√£o, alguns erros ainda podem passar despercebidos, e a revis√£o final √© mais uma forma de tentar aprimorar seu conte√ļdo.

Espero ter ajudado com estas dicas!!! Boa prova!!!!