A diferença entre compreensão e interpretação de textos

A diferen√ßa entre  compreens√£o e interpreta√ß√£o de textosOl√°! O conte√ļdo que est√° prestes¬†a ler¬†foi desenvolvido por uma colega de profiss√£o competent√≠ssima. Nele, voc√™ aprender√° a diferen√ßa entre ¬†compreens√£o e interpreta√ß√£o de textos. Boa leitura!
Professora Ingridi. 

Compreensão e interpretação de textos

Quem est√° se preparando para o Enem ou para um concurso p√ļblico sabe que esse tema faz parte do calend√°rio de estudos. Afinal, √© comum que essas provas envolvam quest√Ķes relacionadas a diferentes tipos de texto para testar as habilidades do candidato.

Além de recorrente, o assunto, quando bem dominado, garante pontos importantes para o resultado final do exame. Para sair-se bem no teste, é necessário ler com atenção, não só o texto, mas também cada comando e alternativa.

Saber diferenciar compreens√£o de interpreta√ß√£o √© o primeiro passo para simplificar a resolu√ß√£o da prova. Compreender o texto significa decodificar a reda√ß√£o e entender o que foi dito. Ou seja, consiste em assimilar o que est√° realmente escrito. Interpretar significa ir um pouco al√©m e estabelecer conex√Ķes entre o texto e a realidade. Quer dizer, tirar conclus√Ķes tendo como base as ideias apresentadas pelo autor.

Uma forma eficiente de identificar se a pergunta exige compreens√£o ou interpreta√ß√£o √© ficar atento √†s express√Ķes usadas no enunciado. Quest√Ķes de compreens√£o geralmente s√£o estruturadas com: ‚ÄúNo texto…‚ÄĚ, ‚ÄúDe acordo com o autor‚ÄĚ, ‚ÄúSegundo o texto…‚ÄĚ, ‚ÄúO autor afirma…‚ÄĚ, entre outras composi√ß√Ķes. J√° os questionamentos de interpreta√ß√£o v√™m com an√ļncios do tipo: ‚ÄúInfere-se do texto que…‚ÄĚ, ‚ÄúDiante do que foi exposto, conclui-se que…‚ÄĚ, ‚ÄúPretende o texto mostrar que o leitor…‚ÄĚ, ‚ÄúO texto possibilita deduzir …‚ÄĚ.

Ao saber diferenciar as quest√Ķes pelo enunciado, a chance de escolher a resposta adequada aumenta e, dessa forma, o resultado final da avalia√ß√£o tamb√©m tende a ser mais promissor.

Quer estudar mais sobre o assunto? Confira os materiais que a equipe Dicas Diárias de Português separou e organizou para você!

Abraços e bons estudos!

Sobre a autora:

Sandra Albuquerque √© mineira, formada em Comunica√ß√£o Social com habilita√ß√£o em Jornalismo pela Universidade do Vale do Sapuca√≠ e p√≥s-graduada em Administra√ß√£o e Marketing pelo Centro Universit√°rio Internacional UNINTER. Redatora e revisora de textos experiente, desenvolve conte√ļdo para blogs, e-commerces e sites institucionais. Tamb√©m trabalha com produ√ß√£o de reportagens especiais e revis√Ķes online.

Contatos:

Aulas de redação

Possui dificuldades para redigir? Resolva esse problema com aulas virtuais de reda√ß√£o. Elas s√£o din√Ęmicas e pr√°ticas. At√© os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais,¬†clique aqui¬†ou envie e-mail para¬†ingrididicas@gmail.com.¬†Por este¬†e-mail, voc√™ tamb√©m contrata servi√ßos de elabora√ß√£o, revis√£o, formata√ß√£o e corre√ß√£o de textos.

 Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Clique aqui e colabore. 

    Obrigada pela visita e até a próxima!