Chiquérrima ou Chiquíssima?

Chiquérrima ou Chiquíssima?

Chiquíssimo é a forma correta do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo chique. Chiquíssimo indica algo ou alguém que é muito chique, extremamente chique.

Exemplos:

  • Seu vestido √© chiqu√≠ssimo!
  • De camisa social voc√™ fica chiqu√≠ssimo!
  • Eu estava chiqu√≠ssima com aquele colar preto.

Um adjetivo, no grau superlativo absoluto sintético, caracteriza um ou mais seres atribuindo-lhes qualidades em grau muito elevado.

Formação do grau superlativo absoluto sintético

No portugu√™s, a principal regra de forma√ß√£o do grau superlativo absoluto sint√©tico dos adjetivos √© pela jun√ß√£o do sufixo –√≠ssimo. A palavra chiqu√≠ssimo √© formada dessa maneira: chique + –√≠ssimo = chiqu√≠ssimo.

E chiquérrimo?

O sufixo –√©rrimo, usado na constru√ß√£o da palavra chiqu√©rrimo, √© um sufixo usado na forma√ß√£o de superlativos eruditos, como mac√©rrimo, paup√©rrimo, celeb√©rrimo,… Os falantes, erradamente, generalizam o uso desse sufixo, criando palavras no grau superlativo absoluto sint√©tico que n√£o est√£o corretas, como chiqu√©rrimo, elegant√©rrimo, riqu√©rrimo,…

Assim, a palavra chiquérrimo não é considerada correta, não estando dicionarizada. Contudo, já se encontra consagrada pelo uso sendo, inclusivamente, mais utilizada do que a palavra chiquíssimo.

Chiquérrimo deverá ser utilizado apenas numa linguagem oral, bastante informal:

  • Voc√™ est√° chiqu√©rrima com essa roupa.
  • Uau! Que sapatos chiqu√©rrimos!