CINGAPURA ou SINGAPURA?

CINGAPURA ou SINGAPURA?

O nome de Cingapura é grafado com “s” (Singapura) como em Portugal, após o acordo ortográfico?


O Manual de Comunicação do Senado Federal adota a forma original da palavra, Cingapura, embora, hoje, as duas formas sejam válidas.


Para explicar a origem da dupla grafia, vale voltar um pouco no tempo. A palavra foi originalmente grafada com “c” no século 16. Depois, passou a vigorar em Portugal, provavelmente por influência do inglês (Singapore), a versão com “s”. Em 1945, a reforma ortográfica registrou o termo como Singapura. A nova forma passou a valer em Portugal. No entanto, como o Brasil rejeitou o acordo, por aqui continuou vigorando a forma Cingapura.


A ambivalência está presente nos principais dicionários brasileiros. O Houaiss registra Cingapura, o Aurélio, Singapura.


A versão mais recente do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, registra os adjetivos cingapurense, cingapuriano e também singapurense.


A forma adotada pelo manual também é a registrada na lista do IBGE Países, fonte que adotamos como referência para informações sobre países.