Em cima ou encima?

Em cima ou encima? Ambas existem! Duas expressões, uma mesma pronúncia e dois significados diferentes, são palavras homófonas.

Observe alguns exemplos:

Os livros foram deixados em cima da mesa?

ou

Os livros foram deixados encima da mesa?

Nessa situação específica, a intenção enunciativa era a de dizer que o livro fora deixado sobre a mesa, ou seja, a expressão em cima atuou como um advérbio de lugar. Escrita assim, de forma separada, em cima transmite a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto. Portanto, apenas a primeira frase está correta.

Agora, observe outro exemplo:

Um laço vermelho encima o cabelo da menina?

Ou

Um laço vermelho em cima o cabelo da menina?

Apenas a primeira está correta, porque encima, escrito de forma junta, é a forma do verbo encimar conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo:

O que é encimar?

É o mesmo que colocar ou se situar em cima ou no alto, bem como o ato de coroar.

Resumindo:

Em cima

É um advérbio ou preposição e significa “na parte mais elevada”, “na parte superior”, “sobre”, e é antônimo de “embaixo”.

Observe:

Esse livro estava em cima da escrivaninha ou embaixo?
Você pode deixar os papéis em cima da mesa, por gentileza?


Encima

Vem do verbo encimar conjugado ou na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Tem significado de “colocar em cima de”, “coroar”, “algo situado acima de”, “elevar”.

Observe:

O slogan criado encima toda a campanha.
A professora foi encimada coordenadora da escola.

+ Dicas do nosso site: