Emigrante ou imigrante?

Emigrante ou imigrante?

As palavras imigrante e emigrante existem na l√≠ngua portuguesa e est√£o corretas. S√£o, contudo, palavras ant√īnimas, com significados contr√°rios. O que distingue estes dois conceitos √© uma quest√£o referencial. Nos dois casos h√° migra√ß√£o, ou seja, passagem de um pa√≠s para outro.

Imigrante

A palavra imigrante se refere a uma pessoa que vem residir num país que não é o seu. Imigrante, imigração e imigrar têm como ponto de referência o local de destino, ou seja, a entrada num novo país. Imigrante tem sua origem na palavra em latim immigrans, sendo escrita com i inicial.

Exemplos com imigrante

Os imigrantes chegaram em avi√Ķes.
A família real portuguesa imigrou para o Brasil.

Emigrante

A palavra emigrante se refere a uma pessoa que sai do seu país, indo residir em um país estrangeiro. Emigrante, emigração e emigrar têm como ponto de referência o local de origem, ou seja a saída do seu país. Emigrante tem sua origem na palavra em latim emigrans, sendo escrito com e inicial.


Exemplos com emigrante

Os emigrantes partiram em avi√Ķes.
A família real portuguesa emigrou de Portugal.


Resumindo:

Imigrante (in + migrante) = aquele que imigra, ou seja, que entra num país para nele viver.

Emigrante (e + migrante) = aquele emigra, ou seja, que sai de um país para viver em outro.

Exemplo:

‚ÄúNo Brasil, os primeiros imigrantes russos foram os revolucion√°rios da infortunada revolu√ß√£o russa de 1905.‚ÄĚ


‚ÄúComo o governo brasileiro havia concedido asilo pol√≠tico aos revolucion√°rios, ap√≥s a infortunada revolu√ß√£o de 1905, os revolucion√°rios russos emigraram para o Brasil.‚ÄĚ


Uma mulher nasceu no Brasil mas passou a morar nos Estados Unidos. Ela é uma emigrante brasileira e uma imigrante norte americana. Explicando em detalhes ainda melhores, a mulher para os brasileiros é uma emigrante porque saiu do Brasil mas para os norte americanos é uma imigrante porque não nasceu nos Estados Unidos mas vive por lá.


Imigrante e emigrante: par√īnimos

As palavras imigrante e emigrante s√£o escritas de forma parecida e s√£o pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados s√£o diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras par√īnimas.