Enem 2017: Correção da Questão 14 РCaderno Azul

Enem 2017: Correção da Questão 14 РCaderno Azul

PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posi√ß√Ķes parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convic√ß√£o de uma popula√ß√£o; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opini√£o, est√° fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir √†s teses que lhes s√£o apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por press√Ķes do grupo sobre o indiv√≠duo isolado.


BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).


De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a:

  1. (A) reflex√£o da sociedade sobre os produtos anunciados.
  2. (B) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
  3. (C) imposi√ß√£o das ideias e posi√ß√Ķes de grupos espec√≠ficos.
  4. (D) decis√£o consciente do consumidor a respeito de sua compra.
  5. (E) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.

A propaganda tem a inten√ß√£o de persuadir o receptor a consumir um determinado produto. Para isso, apresenta posi√ß√Ķes parciais, representativas de grupos espec√≠ficos, como se representassem a totalidade dos consumidores.