Enem 2017: Correção da Questão 14 – Caderno Azul

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PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.


BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).


De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a:

  1. (A) reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
  2. (B) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
  3. (C) imposição das ideias e posições de grupos específicos.
  4. (D) decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.
  5. (E) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.

A propaganda tem a intenção de persuadir o receptor a consumir um determinado produto. Para isso, apresenta posições parciais, representativas de grupos específicos, como se representassem a totalidade dos consumidores.