Enem 2021 Р5 possíveis temas para a redação

Enem 2021 Р5 possíveis temas para a redação

Este ano, o exame ser√° aplicado em dois fins de semana distintos: nos dias 21/11 e 28/11, contando com uma vers√£o digital, no mesmo dia da prova impressa. O modelo de quest√Ķes e temas continuam os mesmos – quatro provas objetivas de 45 quest√Ķes cada, al√©m da uma reda√ß√£o.

O Enem usa a redação como forma de avaliar a capacidade do aluno em defender ideias e estruturá-las com coerência. O estudante deve escrever um texto dissertativo-argumentativo com no máximo 30 linhas e no mínimo sete sobre um tema surpresa Рos argumentos devem contemplar princípios éticos, como o respeito aos direitos humanos, à diversidade e ao não preconceito.

Confira abaixo 5 palpites sobre possíveis temas que podem cair este ano:

1). Pobreza Menstrual

√Č pouco discutido devido ao tabu e desinforma√ß√£o, mas a problem√°tica vem ganhando visibilidade nos √ļltimos anos. Em resumo, a express√£o √© utilizada para descrever a falta de recursos b√°sicos para higiene no per√≠odo menstrual – um drama que afeta milh√Ķes de brasileiras.

De acordo com um relat√≥rio sobre a pobreza menstrual no Brasil, publicado recentemente pelo Fundo de Popula√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Na√ß√Ķes Unidas para a Inf√Ęncia (Unicef), faz-se necess√°rio a urg√™ncia em pol√≠ticas p√ļblicas de sa√ļde para zelar pela dignidade humana de meninas e mulheres que sofrem cotidianamente com a escassez de condi√ß√Ķes adequadas para o per√≠odo menstrual.

2) Violência Doméstica

√Č uma problem√°tica relacionada √† seguran√ßa p√ļblica. O tema aborda comportamentos violentos utilizados por um indiv√≠duo sobre outro, com o objetivo de controlar e causar danos f√≠sicos ou ps√≠quicos.

Diante ao per√≠odo pand√™mico e a necessidade do isolamento social com o preven√ß√£o √† Covid-19, o n√ļmero de casos e denuncias sofreu um aumento brusco em 2020. Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo F√≥rum Brasileiro de Seguran√ßa P√ļblica (FBSP), uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos foram v√≠timas de algum tipo de viol√™ncia no √ļltimo ano no Brasil.

3) Inclus√£o de grupos minorit√°rios

Na sociologia, fazem parte das minorias grupos sociais historicamente exclu√≠dos do processo de garantia dos direitos b√°sicos por quest√Ķes √©tnicas, de origem, por quest√Ķes financeiras e por quest√Ķes de g√™nero e sexualidade. Podendo tamb√©m serem inclusos no conceito pessoas que se encontram em situa√ß√£o de vulnerabilidade social, como idosos e pessoas com necessidades especiais.

De acordo com o estudo do Boston Consulting Group (BCG), o Fixing the Flawed Approach to Diversity, as empresas j√° entendem que precisam alcan√ßar a diversidade se quiserem adquirir e reter talentos, al√©m de conseguir maior engajamento dos funcion√°rios e melhorar o desempenho do neg√≥cio. Por√©m, nem todos os funcion√°rios inclusos em programas de diversidade se sentem realmente beneficiados. No Brasil, somente 17% do p√ļblico-alvo sente-se favorecido, aponta o estudo.

4) Mobilidade Urbana

A tem√°tica est√° relacionada a problemas estruturais do pa√≠s. No dicion√°rio, mobilidade significa ‚Äúfacilidade para se mover‚ÄĚ. Por√©m, essa defini√ß√£o que traz a sensa√ß√£o de fluidez e praticidade n√£o ultrapassa a teoria, j√° que cada vez mais as cidades est√£o perdendo a capacidade de permitir que as pessoas se movam com qualidade.

A quest√£o da mobilidade p√ļblica deve est√° associada a acessibilidade, seguran√ßa, efici√™ncia, qualidade de vida, e dinamismo econ√īmico, al√©m inclus√£o social e preserva√ß√£o do meio ambiente. Este √ļltimo aspecto √© importante amenizar impactos ambientais causados por combust√≠veis f√≥sseis que degradam o ambiente, por exemplo. √Ä ado√ß√£o de ve√≠culos h√≠bridos ou el√©tricos √© uma boa solu√ß√£o.

De acordo com uma pesquisa endossada pelo Datafolha, 74% da população é a favor de medidas que reduzam o espaço ocupado por veículos particulares, sedendo espaço para transportes coletivos.

5) Educação socioemocional (bullying)

A aprendizagem socioemocional √© um projeto educacional que tem como objetivo ensinar os indiv√≠duos a entender e gerenciar emo√ß√Ķes, demonstrar empatia, alcan√ßar objetivos positivos e principalmente enfatizar o autoconhecimento e bom conv√≠vio social. Essas habilidades s√£o essenciais no combate ao bullying, j√° que pessoas que o praticam tendem a esconder necessidades relacionadas a algum fator emotivo.

No Brasil, o ensino socioemocional devem ser inclusos na grade curricular das escolas seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial que orienta os curr√≠culos das escolas do Brasil (rede p√ļblica e privada). Do ponto de vista educacional, as compet√™ncias socioemocionais ajudam os alunos a lidar com os desafios e situa√ß√Ķes cotidianas.

Enem 2021: veja outros palpites

Sa√ļde P√ļblica: Valoriza√ß√£o do SUS;
Automedicação;
Homologação da Telemedicina no Brasil;
Educação financeira e patrimonial;
Ensino √† dist√Ęncia;
Abandono de incapazes;
Cultura do cancelamento;
Comércio de Games;
Ecoturismo e assédio sexual;
Legislação do empreendedorismo.