Enem 2021: confira 7 possíveis temas da redação

Enem 2021: confira 7 possíveis temas da redação

Se voc√™ vai prestar o Enem 2021 j√° deve ter come√ßado a pensar sobre o tema da reda√ß√£o, com certeza essa √© uma das d√ļvidas mais frequentes em rela√ß√£o ao exame.

A realidade é que não temos como saber qual será o assunto definido, mas podemos imaginar e começar a praticar! Aí, você pergunta: como?

Simples, comece a ficar por dentro dos temas mais comentados na mídia.

Anota a dica: o Enem gosta de abordar os problemas sociais do pa√≠s, no campo comportamental, social, econ√īmico e cultural.

Para te dar uma for√ßa nos estudos, selecionamos 7 poss√≠veis temas quentes  para a reda√ß√£o do Enem 2021. Estude cada um deles e comece a treinar a escrita! Bons estudos!

1. Evas√£o escolar no Brasil

De acordo com o Censo escolar divulgado em 2018 pelo Inep, 2 milh√Ķes de crian√ßas e adolescentes brasileiros est√£o fora da escola.

Certamente, a pandemia agravou o quadro, devido à falta de acesso a recursos como internet e tecnologia.

2. Violência doméstica

Assim como a evas√£o escolar, a viol√™ncia dom√©stica tamb√©m se acentuou mais durante a pandemia, com a necessidade de isolamento o n√ļmeros de den√ļncias de agress√£o disparou.

Segundo levantamento do Datafolha, uma em cada quatro mulheres foi vítima de violência no ano de 2020.

3. A valorização do SUS

A pandemia deixou ainda mais evidente a import√Ęncia do SUS para o pa√≠s, devido ao atendimento emergencial prestado a milhares de v√≠timas da Covid-19 e √† vacina√ß√£o em massa.

O Sistema √önico de Sa√ļde presta atendimento aos brasileiros de forma universal e gratuita, al√©m de ser um grande gerador de pesquisas cient√≠ficas.

4. Mobilidade urbana

O tema mobilidade urbana, a condição das pessoas se locomoverem pela cidade, pode vir atrelado à redução do uso de combustíveis fósseis e à adoção de veículos híbridos ou elétricos.

5. Sa√ļde Mental

No cen√°rio contempor√Ęneo, depress√£o e transtornos de ansiedade e humor s√£o doen√ßas cada vez mais comuns. Fatores como ambiente de trabalho, estilo de vida acelerado, tr√Ęnsito, viol√™ncia urbana e alto custo de vida influenciam na sa√ļde mental de milhares de pessoas. A crise gerada pela Covid-19 piorou o quadro. Esse aparece como um dos prov√°veis temas para a reda√ß√£o.

6. Vida pós-pandemia

Com a amplia√ß√£o do calend√°rio de vacinas contra a Covid-19, o Enem pode cobrar uma reflex√£o acerca da vida p√≥s-pandemia, por exemplo, mudan√ßas no estilo de vida, maior investimento na sa√ļde, desafios no trabalho e propostas para atenuar os preju√≠zos na Educa√ß√£o. √Č bom come√ßar a refletir!

7. Efeitos da superexposição à internet

Com a pandemia houve um aumento do tempo em que crianças e adolescentes ficam expostos à internet, o exame pode pedir uma análise sobre os prós e contras de tamanha exposição.