Enem 2021: veja como iniciar a redação

Enem 2021:  veja como iniciar a redação

Come√ßar a reda√ß√£o, talvez, seja a parte mais dif√≠cil na hora de criar o texto.  Depois de elaborar e colocar no papel o in√≠cio, o mais natural √© que a reda√ß√£o flua at√© a finaliza√ß√£o. Um bom come√ßo √© primordial para o desenvolvimento do texto, por isso, listamos 7 maneiras de elaborar a introdu√ß√£o. Leia as dicas abaixo e comece a treinar a escrita!

1. Alusão histórica

Uma boa forma de começar a redação é abordando uma situação histórica relacionada ao tema. Com isso, o estudante contextualiza o assunto e demonstra conhecimento.

2. Citação

Essa é uma das formas mais comuns de iniciar a redação, mas fique atento se a citação tem relação direta com o tema proposto pela prova. A ideia precisa estar de acordo com a linha de raciocínio que você vai seguir ao longo do texto.

3. Questionamento

Uma boa maneira de começar a redação é fazendo questionamentos sobre o tema que levantem a curiosidade do leitor, mas não se esqueça de responder os questionamentos no decorrer da escrita.

4. Contextualização

Voc√™ pode levantar um panorama sobre o tema trazendo dados atualizados, que podem ser estat√≠sticas e informa√ß√Ķes de fontes confi√°veis.

5. Narração ficcional

Ao escolher a narra√ß√£o ficcional, voc√™ pode trazer uma situa√ß√£o de um livro, filme ou pe√ßa teatral que tenha rela√ß√£o com o tema proposto. √Č preciso fazer um paralelo entre a fic√ß√£o e a realidade.

6. Narração não-ficcional

Ao optar por essa forma de introdução, você pode trazer uma notícia que leu na internet ou nos jornais, ou seja, um fato verídico que repercutiu na mídia.

7. Comparação

Você pode usar um dado ou situação de outro país ou época para fazer um comparativo, focando no tema abordado.