Enem: MEC e Inep dão pistas do tema de redação nas redes?


Um dos maiores questionamentos dos estudantes que se preparam para o Enem é o tema da redação. Eles sempre ficam na expectativa para saber qual será. Infelizmente, ele só é revelado na hora da prova.
No entanto, o que muitos não sabem é que Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos últimos anos, têm a tradição de divulgar nas redes sociais alguns ‘spoilers’ de assuntos que podem se tornar tema da redação ou até mesmo aparecer em questões.
Então, nesta reta final que tal ativar o modo “Sherlock Holmes” para tentar decifrar possíveis dicas do tema da redação 2020?
As redes sociais do MEC e Inep e tem algumas postagens que podem aparecer na prova e, principalmente, se transformar na temática da dissertação. Vale lembrar que a seleção é apenas um exercício de futurologia, nada é certeza, mas vai que, né? Não custa nada dar uma atenção especial.
Segundo Ana Cristina, professora de redação do Oficina do Estudante, essas dicas realmente acontecem, mas ela alerta que:
“além de ficarem atentos às redes sociais do MEC e Inep, os alunos precisam estar conectados com acontecimentos recentes e envolvidos em discussões de qualquer área do conhecimento”.
O Enem costuma cobrar conteúdos atuais, por isso o candidato precisa estar por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo.
No ano passado, por exemplo, o tema da redação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, cinco dias antes da prova, o MEC deu uma dica ao anunciar a parceria do Ministério com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para que salas de cinema fossem adaptadas a pessoas com deficiência.
Ver essa foto no Instagram