Enem: MEC e Inep dão pistas do tema de redação nas redes?

Enem: MEC e Inep dão pistas do tema de redação nas redes?

Um dos maiores questionamentos dos estudantes que se preparam para o Enem é o tema da redação. Eles sempre ficam na expectativa para saber qual será. Infelizmente, ele só é revelado na hora da prova.

No entanto, o que muitos n√£o sabem √© que Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), nos √ļltimos anos, t√™m a tradi√ß√£o de divulgar nas redes sociais alguns ‘spoilers’ de assuntos que podem se tornar tema da reda√ß√£o ou at√© mesmo aparecer em quest√Ķes.

Ent√£o, nesta reta final que tal ativar o modo ‚ÄúSherlock Holmes‚ÄĚ para tentar decifrar poss√≠veis dicas do tema da reda√ß√£o 2020?

As redes sociais do MEC e Inep e tem algumas postagens que podem aparecer na prova e, principalmente, se transformar na temática da dissertação. Vale lembrar que a seleção é apenas um exercício de futurologia, nada é certeza, mas vai que, né? Não custa nada dar uma atenção especial.

Segundo Ana Cristina, professora de redação do Oficina do Estudante, essas dicas realmente acontecem, mas ela alerta que:

‚Äúal√©m de ficarem atentos √†s redes sociais do MEC e Inep, os alunos precisam estar conectados com acontecimentos recentes e envolvidos em discuss√Ķes de qualquer √°rea do conhecimento‚ÄĚ.

O Enem costuma cobrar conte√ļdos atuais, por isso o candidato precisa estar por dentro das principais not√≠cias do Brasil e do mundo.

No ano passado, por exemplo, o tema da reda√ß√£o foi “Democratiza√ß√£o do acesso ao cinema no Brasil”, cinco dias antes da prova, o MEC deu uma dica ao anunciar a parceria do Minist√©rio com a Funda√ß√£o Joaquim Nabuco (Fundaj) para que salas de cinema fossem adaptadas a pessoas com defici√™ncia.