ExercĂ­cio: Recursos LinguĂ­sticos

ExercĂ­cio: Recursos LinguĂ­sticos

Entre os recursos linguĂ­sticos empregados por Luiz Reis e Luiz AntĂŽnio no samba “Bloco de Sujo”, pode-se dizer que a Ășltima estrofe:


Olha o bloco de sujo que nĂŁo tem fantasia,
Mas que traz alegria para o povo sambar.
Olha o bloco de sujo, vai batendo na lata,
Alegria barata, carnaval Ă© pular.


Plac-plac-plac… bate a lata
Plac-plac-plac… bate a lata
Plac-plac-plac… se nĂŁo tem tamborim
Plac-plac-plac… bate a lata
Plac-plac-plac… bate a lata
Plac-plac-plac… carnaval Ă© assim

  1. (A) pratica a repetitividade exaustiva com o intuito de reproduzir os passos dos sambistas pela avenida.
  2. (B) combina o uso da onomatopeia e da aliteração para obter a sonoridade pretendida pelos compositores.
  3. (C) repete palavras imitativas e expressĂ”es que harmonizam som e sentido a fim de marcar os aplausos do pĂșblico.
  4. (D) instaura uma atmosfera onĂ­rica diante da perspectiva sacralizadora da lata como metĂĄfora do carnaval.
  5. (E) conjuga o emprego metonímico do substantivo lata com a força expressiva do neologismo plac-plac-plac.

Resposta certa, letra B: "combina o uso da onomatopeia e da aliteração para obter a sonoridade pretendida pelos compositores."