HĂĄ 109 anos nascia Jorge Amado; veja frases do autor

HĂĄ 109 anos nascia Jorge Amado; veja frases do autor

Jorge Amado nasceu em Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. É considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, suas obras foram traduzidas para dezenas de idiomas e adaptadas para o cinema e televisĂŁo. É autor de obras de cunho regionalista e denĂșncia social, destacando-se ‘CapitĂŁes da Areia’, que retrata o cotidiano de um grupo de menores abandonados nas ruas de Salvador. O livro foi censurado na Ă©poca pelo Estado Novo.

Comprometido com ideais socialistas, o escritor foi preso duas vezes e exilou-se na Argentina, França e RepĂșblica Tcheca, entre outros paĂ­ses.
Com o romance ‘Gabriela Cravo e Canela’, lançado em 1958, recebeu os prĂȘmios Jabuti e Machado de Assis. Jorge Amado ocupou a cadeira 23, na Academia Brasileira de Letras. O autor faleceu no dia 6 de agosto de 2001, em Salvador.

Confira citaçÔes famosas de Jorge Amado:

“Na vida sĂł vale o amor e a amizade. O resto Ă© tudo pinĂłia, Ă© tudo presunção, nĂŁo paga a pena.”

“NĂŁo sou religioso (…) mas tenho assistido a muita mĂĄgica, sou supersticioso e acredito em milagres, a vida Ă© feita de acontecimentos comuns e de milagres.”

“A poesia nĂŁo estĂĄ nos versos, por vezes ela estĂĄ no coração. E Ă© tamanha. A ponto de nĂŁo caber nas palavras.”

“NĂŁo possuĂ­mos direito maior e mais inalienĂĄvel do que o direito ao sonho. O Ășnico que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar.”

‘’O humor nĂŁo Ă© coisa da juventude. O jovem tem força criadora, elĂŁ, paixĂŁo, entusiasmo e Ă­mpeto, uma coisa que depois vocĂȘ tem menos. Depois vocĂȘ tem a experiĂȘncia, e o humor Ă© da experiĂȘncia.”

“Nossas elites são, de fato, extremamente preconceituosas, não merecem grande atenção.”

“Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo e acho que a literatura tem uma grande importñncia.”