Museu da Língua Portuguesa reabre no fim deste mês

Museu da Língua Portuguesa reabre no fim deste mês

O Museu da Língua Portuguesa será reaberto no dia 31 de julho. O prédio, localizado no bairro da Luz, região central de São Paulo, sofreu um incêndio em dezembro de 2015, que atingiu parte de sua estrutura e, desde então, esteve fechado para reforma.

A inauguração será transmitida ao vivo pelas redes sociais do museu. O ingresso estará disponível pela internet, com dia e hora marcados. Por causa da pandemia, cada visitante receberá um chaveiro touchscreen para que não seja necessário tocar nas telas interativas, já que uma das marcas do museu é justamente a interação direta com os objetos das amostras.

A reforma traz uma novidade, o prédio agora vai ter um terraço, com vista para o Jardim da Luz e a Torre do Relógio. Para recordar o incêndio, ficará exposta logo na entrada uma viga de madeira do telhado que foi queimada.

O museu da L√≠ngua Portuguesa foi inaugurado em 2006 com a proposta de ser um espa√ßo de aprendizagem sobre a origem do portugu√™s, suas varia√ß√Ķes, influ√™ncias e mudan√ßas ao longo da hist√≥ria. Tudo exposto de forma interativa e l√ļdica. Ao longo de 9 anos, o museu exibiu amostras em homenagem a escritores como Machado de Assis, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Guimar√£es Rosa.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O ID Brasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

Exposição temporária de reabertura:

A estreia na exposi√ß√£o tempor√°ria √© com a mostra ‚ÄúL√≠ngua Solta‚ÄĚ. ‚ÄúS√£o 180 pe√ßas que v√£o desde mantos bordados por Bispo do Ros√°rio at√© uma proje√ß√£o de memes do coletivo Saquinho de Lixo, com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos‚ÄĚ, explica o material de divulga√ß√£o. Obras de artistas como Mira Schendel, Leonilson, Ros√Ęngela Renn√≥ e Jac Leirner estar√£o expostos.

Informa√ß√Ķes:

Pra√ßa da Luz, s/n¬ļ, Port√£o 1, Bom Retiro.
Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria fecha às 16h30) (40 pessoas por vez).
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia). Gr√°tis aos s√°bados. Compra pelo site sympla.com.br.