Reda√ß√£o – √Č Preciso Pensar

Reda√ß√£o - √Č Preciso PensarEscrever bem √© uma habilidade fundamental para quem deseja destacar-se no trabalho. Relat√≥rios longos e complexos n√£o s√£o mais admitidos. A escrita precisa ser incisiva. Isto √©, clara, direta, sem rodeios!¬†O sucesso no Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) e nos concursos p√ļblicos tamb√©m depende ¬†da boa comunica√ß√£o escrita, pois a reda√ß√£o √© parte constitutiva desses exames.

A pergunta que muitos fazem √© ‚ÄúComo desenvolver essa capacidade?‚ÄĚ. Tr√™s a√ß√Ķes s√£o imprescind√≠veis: (1) ler muito e diariamente, (2) conhecer e entender as regras gramaticais e t√©cnicas de reda√ß√£o e (3) exercitar.

A reflex√£o durante a pr√°tica √© primordial para que se obtenha um resultado satisfat√≥rio.¬†Quem n√£o pensa (= elabora ideias; medita; reflete) n√£o escreve bem. √Č preciso pensar – de maneira ordenada, l√≥gica e pr√°tica – antes, durante e ap√≥s a elabora√ß√£o.

ANTES para definir: o ponto de vista que deseja expor; os argumentos que usar√° para defender sua tese; e a ordem em que as ideias ser√£o apresentadas a fim de que se completem e formem o corpo da narrativa.

DURANTE para observar: se as frases est√£o bem estruturadas, isto √©, coesas e coerentes; se h√° erros gramaticais; se a leitura est√° agrad√°vel; se existe uma boa escolha de palavras; se constru√ß√Ķes podem ficar mais curtas ‚Äď lembre: o que pode ser dito com¬†uma palavra n√£o deve ser dito com duas!

AP√ďS para verificar: se cumpriu a proposta (fugir do tema = zerar na reda√ß√£o); se construiu a interlocu√ß√£o corretamente ‚Äď em texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, ¬†deve-se prevalecer a impessoalidade; se cumpriu todas as caracter√≠sticas do g√™nero solicitado; e se desenvolveu e articulou bem as ideias de modo que haja uma progress√£o entre elas.

Orientação de um profissional

Buscar orientação de um profissional experiente e bem preparado também colabora para o domínio da arte. O revisor ou/e professor de redação tem os olhos treinados para encontrar falhas e a perspicácia de oferecer alternativas para que sua produção se torne mais clara, objetiva e pertinente para quem for avaliá-la.

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de reda√ß√£o. Elas s√£o din√Ęmicas e pr√°ticas. At√© os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais,¬†clique aqui¬†ou envie e-mail para¬†ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!