Dica de redação: faça frases mais curtas

Dica de redação: faça frases mais curtas

Erros de concord√Ęncia ocorrem com mais frequ√™ncia quando se constroem frases muito longas. Al√©m disso, frase extensa demais pode deixar as ideias confusas, prejudicando a compreens√£o. Per√≠odos enxutos colaboram para a objetividade, pois, quanto mais se distende, mais a frase ramifica-se, deixando a ideia sem conclus√£o.


Exemplo:

Leituras constantes e variadas ajudam a criar familiaridade com o mundo da escrita, que, por sua vez, facilitam a alfabetização e o aprendizado das disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático, e ela ainda é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Problemas:

– a express√£o por sua vez foi empregada para retomar a express√£o o mundo da escrita, cujo n√ļcleo √© singular (mundo). Assim, o verbo facilitar deveria estar no singular.

– o pronome reto ela foi empregado para retomar leituras, substantivo no plural. Desse modo, o mais adequado era utilizar o pronome reto elas (terceira pessoa do plural) e todo o fragmento deveria concordar com esse voc√°bulo: ‚Äú… e elas ainda s√£o importantes porque ajudam a fixar a grafia correta das palavras‚ÄĚ.


Parecem bizarras e difíceis de ser cometidas, mas falhas como essas são comuns no processo criativo e desqualificam qualquer texto. Além de deixarem a leitura mais agradável e fácil, frases curtas diminuem esses enganos.


Veja o trecho reformulado:

Leituras constantes e variadas ajudam a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.


Excerto retirado do artigo “Como ensinar a seu filho que ler √© um prazer”,
da revista Educar Para crescer, Editora Abril, e propositalmente alterado pela administradora deste site.