Reflex√£o superficial compromete a qualidade do texto

Reflex√£o superficial compromete a qualidade do textoReflex√£o superficial

Um bom texto possui um encadeamento l√≥gico de fatos concretos que leva o leitor a compreender o ponto de vista defendido pelo autor, e n√£o meras alega√ß√Ķes baseadas nas cren√ßas e na cultura a qual este √ļltimo pertence.

Tais alega√ß√Ķes s√£o reflex√Ķes superficiais, que fragilizam o texto. Para escrever sobre determinado tema com argumentos consistentes, ter o h√°bito da leitura √© fundamental. √Č somente por meio dela que se adquire conhecimento e cultura.

A fragilidade textual se intensifica com generaliza√ß√Ķes, como a que constatamos nesta frase:

Pais hoje em dia n√£o sabem educar os filhos.

√Č fato que muitos pais t√™m dificuldade em educar as crian√ßas nos dias de hoje. Diversas mudan√ßas sociais contribu√≠ram para isso. Mas n√£o h√° provas que permitam a um redator abranger todos os pais em sua cr√≠tica. Uma boa argumenta√ß√£o se torna invi√°vel com esse tipo de abordagem, o qual faz pressupor a exist√™ncia de um √ļnico modelo de pais.

A reflexão passa a ser superficial também quando o criador trabalha levianamente fatos que poderiam muito bem sustentar sua crítica.

Na pr√°tica

Observe este fragmento:

Existem meios capazes de frear a violência nos trotes brasileiros. Um deles está na valorização da educação e na sábia escolha de legisladores bem-intencionados.

Para contextualizar você, leitor:

O tema proposto ao redator foi ‚ÄúA viol√™ncia nos trotes‚ÄĚ. Em nenhum momento, ao longo da reda√ß√£o, ele destacou como a educa√ß√£o (a da inf√Ęncia at√© a da fase adulta) influ√™ncia nesses eventos universit√°rios tampouco falou sobre como as elei√ß√Ķes t√™m peso nessa quest√£o. Outro problema: h√° quest√Ķes mais pertinentes sobre o assunto do que essas.

Mesmo que fossem relevantes, esses aspectos deveriam ter sido trabalhados √† parte e muito bem exemplificados. Da forma como est√°, dificilmente o leitor chegar√° a uma conclus√£o plaus√≠vel e √ļtil.

Considera√ß√Ķes finais

Estude, treine e leia muito. Essas a√ß√Ķes torna o escritor maduro e capaz para lidar com abstra√ß√Ķes, generaliza√ß√Ķes e conceitos.

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de reda√ß√£o. Elas s√£o din√Ęmicas e pr√°ticas. At√© os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais,¬†clique aqui¬†ou envie e-mail para¬†ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!