Vir e vim. Quando usar cada forma?
Vir e vim
âVirâ
Ação de deslocar-se de um lugar para outro â Ă© verbo no infinitivo â uma forma nominal do verbo que exprime apenas o estado ou a ação sem designar tempo, modo, nĂșmero ou pessoa.
Usa-se infinitivo nos seguintes casos:
â Em locuçÔes verbais [dois verbos que representam uma Ășnica ação verbal]:
VocĂȘs querem vir para a fazenda neste fim de semana?
(âquerem virâ forma uma locução verbal)
â Em oraçÔes reduzidas [oraçÔes abreviadas, sem conectivo (conjunção ou pronome relativo) e com o verbo numa das formas nominais (gerĂșndio, particĂpio e infinitivo)]:
à importante vir sempre às reuniÔes.
(âvirâ introduz uma oração / oração reduzida de infinitivo)
â Quando apresenta uma ideia vaga, genĂ©rica, sem se referir a um sujeito determinado:
Vir bem trajado ao trabalho demonstra zelo.
â Quando Ă© regido de preposição e funciona como complemento de um substantivo, adjetivo ou verbo da oração anterior:
Ele tem a obrigação de vir cedo.
(âvirâ complementa o substantivo âobrigaçãoâ)
“Vim”
Ă o verbo âvirâ conjugado na primeira pessoa do singular (eu) do pretĂ©rito perfeito do indicativo â tempo verbal que usamos para falar de um fato ocorrido e concluĂdo em determinado momento do passado:
Eu vim sem guarda-chuva.
Eu vim para Minas quando tinha oito anos.
Observe que, na frase acima, existe sujeito, que Ă© “eu”. Quando houver dĂșvidas, verifique se dĂĄ para colocar o âeuâ antes do verbo. Se sim, o emprego correto serĂĄ âvimâ.
Mais:
VER X VIR
Presente
VER > NĂłs vemos
VIR > NĂłs vimos
PretĂ©rito Perfeito – Passado
VER > NĂłs vimos
VIR > NĂłs viemos
Presente
VER > Eles veem
VIR > Eles vĂȘm
Futuro do Subjuntivo â DĂșvida, incerteza de quando irĂĄ se realizar
VER > Quando eu vir
VIR > Quando eu vier